Síndrome de enterocolite induzida por proteína alimentar

Síndrome Enterocolite Food Proteína Induzida ( FPIES ) é uma resposta sistêmica severa a alimentos de proteína que normalmente ocorre 1 a 4 horas após a ingestão do alimento causador e freqüentemente se desenvolve nos primeiros anos de vida. Na forma mais grave, os pacientes irão vomitar até desidratação e até um estado semelhante ao choque, que ocorre em 15% dos pacientes. FPIES ocorre principalmente em lactentes jovens, mas podem existir em crianças mais velhas e adultos.

Na forma grave, os sintomas incluem vômitos , diarréia e acidose .Os estudos de laboratório durante o episódio agudo mostra uma elevada de glóbulos brancos contar com um desvio à esquerda e elevação da contagem de plaquetas e metemoglobinemia .  Endoscopia pode revelar um misto eosinofílica e neutrofílica infiltrado, mas não é obrigado a fazer o diagnóstico. O mecanismo exacto é incerto, mas é a hipótese de haver uma célula T impulsionado desordem.

Existe uma variante de FPIES e ele se manifesta como crônica vômitos , diarréia e déficit de crescimento . Após a re-exposição ao alimento agressor, após um período de eliminação, a subaguda síndrome podem apresentar vômitos e desidratação repetitivo.

O leite e de soja proteína são os alimentos mais comuns de gatilho, mas outros alimentos têm sido relatadas incluindo arroz , aveia , frango , amendoim , batata , peixe , e ovo.Uma condição semelhante tem também foram relatados em adultos, na maioria das vezes relacionadas com crustáceo marisco ingestão. Há também casos de FPIES sendo transmitidos através de alimentos no leite materno em raras ocasiões.

O diagnóstico é baseado principalmente na história tão específico IgE e testes cutâneos são tipicamente negativo. Em um estudo, atopia testes de contato foi encontrado para ser útil.


A prevalência de FPIES em um estudo populacional em Israel foi de 0,3%. Estudos descobriram 90% das crianças outgrew por 3 anos de idade.

5 comentários:

  1. EXCELENTE MATERIA GOSTARIA DE UM CONTATO COM MEDICOS QUE ESTUDAM O CASO ACIMA, POIS MEU FILHO APRESENTA O SINTOMA DESDE RECEN NASCIDO ,SENDO QUE NA EPOCA ELE ALIMENTAVA DO LEITE MATERNO TENDO PIORAS COM INTRODUÇÃO DE ALIMENTOS, POREM COM MAPEAMENTO DE ALIMENTOS FOI OBSERVADO POR MIM UMA QUANTIA MAIOR DE ALIMENTOS EM QUE ELE NAO PODE SE ALIMENTAR, POREM OS MEDICOS RELATAM QUE É ALERGIA /MAS TEM MUITOS ALIMENTOS QUE ELE NAO PODE E NAO APRESENTA EDEMA DE FACE ELE APRESENTA VOMITOS COM DIARREIAS COM PONTINHOS DE SANGUE AGUARDO CONTATO QUALQUER INFORMAÇÃO sandraversallis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelo seu comentário. Existe um instituto no Brasil chamado "instituto girassol" que trabalha exatamente com isso. o site é www.girassolinstituto.org.br

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.
    Tenho interesse sobre informações de médicos que tenham bastante conhecimento nesta doença tão rara.
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, no Brasil existe um instituto que trabalha com estudos sobre esta doença, o nome é Instituto Girassol. o site é www.girassolinstituto.org.br

      Excluir
    2. ola. meu filho foi diagnosticado com a doença aos 5 meses.
      quem o acompanha é o dr. ricardo toma - em SP ( gastro -pediatra) e a dra. norma rubini - no RJ (imunologista e alergistas)

      Excluir