MITOS E VERDADES #4

Estalar os dedos causa artrite




As juntas dos dedos das mãos, tal como qualquer junta do corpo, possuem um líquido lubrificante, chamado líquido sinovial. Quando você estala os dedos, você está separando dois ossos na articulação, o que significa que o líquido sinovial tem que preencher mais espaço.

Isto diminui a pressão do fluido, e gases dissolvidos que estão presentes, tais como azoto, flutuam para fora da área em minúsculas “bolhas”. O estouro dessas bolhas é o som familiar que ouvimos quando alguém estala seus dedos, o que também pode significar que as juntas não estão bem lubrificadas.

Esta bolha de ruptura não é a mesma que a artrite, que é quando o sistema imunitário ataca as articulações do corpo. No entanto, estalar as juntas dos os dedos constantemente pode prejudicar as articulações e enfraquecer os dedos.

“E estalar os dedos engrossa as juntas?”

Isso sim não é um mito, é pura verdade. Movimentos repetitivos nas articulações podem deixa-las mais rígidas e consequentemente mais grossas. Porém, apesar da possibilidade do engrossamento, estalar os dedos não deve causar problemas de saúde ou dores, o que caso aconteça, deve-se procurar um médico.

E pra finalizar, deixaremos agora uma pergunta: Quando você vê alguém estalando os dedos, também fica com vontade de estalar os seus? E quando alguém boceja? Deixe sua resposta nos comentários. ;)

PS: Uma pequena observação sobre uma dúvida comum de português: Estalar ou Estralar (com R)?

Gramaticalmente, ambas estão corretas, são sinônimos e referem-se à mesma ação de “produzir estalos”, no qual a palavra “Estalo” é usualmente mais comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário