Setembro Verde: Incentivo à doação de órgãos




Com o objetivo de conscientizar e alertar a população sobre a necessidade da doação de órgãos para salvar vidas, a campanha Setembro Verde ocorrerá durante todo o mês de setembro em vários estados. Criada pelo cirurgião cardiovascular José Lima Oliveira Júnior, integrante da Comissão de Remoção de Órgãos da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), pelo Ministério da Saúde e pelas secretarias estaduais de saúde, a campanha, que está na quarta edição, contará com diversas ações de conscientização em 22 estados brasileiros que já aprovaram o projeto de lei e institui o Setembro Verde.

A campanha, cujo slogan é “Doe órgãos, a vida continua!”, lembrará principalmente o Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro. Durante todo o mês, diversos monumentos e pontos turísticos do Brasil ficarão iluminados de verde para chamar a atenção da população sobre a importância da doação.

A negativa familiar à doação ainda é bastante significativa, e ocorre não apenas por questões de cunho religioso, mas também pela falta de conhecimentos adequados sobre o processo de doação/transplante, não só por parte da população em geral, como também dos próprios profissionais de saúde

A intenção da campanha é, além de mobilizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos, fomentar a discussão para a criação de leis que amparem o transplantado e seus familiares durante o processo da doação de órgãos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário