Para identificar e confirmar o diagnóstico de anemia, o médico geralmente pede uma análise de sangue para avaliar a quantidade de hemoglobina, sendo considerado anemia quando o valor é menor que 12 g/dL em mulheres ou 13 g/dL em homens. Depois, pode ser necessário fazer outros exames, como eletroforese da hemoglobina, contagem de reticulócitos ou exame de fezes, para identificar o tipo correto da anemia, e iniciar o tratamento adequado.
Seja qual for a anemia que o indivíduo possui, ela precisa de tratamento. Isso porque quando não tratadas, podem desenvolver complicações que resultam em danos cerebrais irreversíveis, como demência, AVC e problemas cardiovasculares, por exemplo.
ANEMIA FERROPRIVA
É um dos tipos mais comuns de anemia, que é causado pela baixo consumo de alimentos com ferro, como carne vermelha, ovo ou espinafre. No entanto, este tipo de anemia também pode surgir após uma hemorragia ou menstruação severa, devido à perda de ferro pelo sangue.
Como tratar: geralmente é tratada com uma alimentação rica em alimentos com ferro e suplementação de ferro. Apenas nos casos mais graves é necessário fazer transfusão de sangue.
ANEMIA MEGALOBLÁSTICA
É um tipo de anemia caracterizado pelo tamanho anormal dos glóbulos vermelhos e diminuição dos glóbulos brancos e plaquetas, provocado pela baixa ingestão de vitamina B12, mais comum em vegetarianos. Além dos sintomas clássicos, pode surgir dor na barriga, queda de cabelo, cansaço e feridas na boca, por exemplo.
Como tratar: aumento da ingestão de alimentos com vitamina B12, como ostras, salmão e bife de fígado ou uso de suplementos de vitamina B12, comprados na farmácia.
ANEMIA PERNICIOSA
Este é um tipo de anemia megaloblástica que acontece quando a pessoa ingere vitamina B12, mas o corpo não consegue absorvê-la, podendo resultar em graves danos neurológicos, se não houver o tratamento adequado.
Como tratar: devido à dificuldade em absorver a vitamina B12, o tratamento deve ser feito com injeções da vitamina diretamente na veia ao longo do ano.
ANEMIA HEMOLÍTICA
Este tipo de anemia produz anticorpos que destroem as células sanguíneas. Ela é mais comum em mulheres do que em homens e gera sintomas como palidez, tontura, marcas roxas na pele, pele e olhos secos e outros.
Como tratar: felizmente, esta anemia tem cura e esta pode ser alcançada com o uso de corticoides ou remédios imunossupressores. Em alguns casos, pode ser necessário fazer cirurgia para remover uma parte do baço.
ANEMIA FALCIFORME
É uma anemia genética causada pela destruição das células vermelhas do sangue o que gera sintomas como icterícia, inchaço nas mãos e nos pés e dor em todo o corpo.
Como tratar: o tratamento é feito com remédios para aliviar os sintomas de cada pessoa, uma vez que não existe um tratamento capaz de curar este tipo de anemia.
ANEMIA APLÁSTICA
É uma doença auto-imune onde a medula óssea diminui a produção de células sanguíneas, causando sintomas como manchas roxas na pele, hematomas frequentes e sangramentos que demoram muito para parar.
Como tratar: seu tratamento é feito com transplante de medula óssea e transfusão de sangue, quando não é devidamente tratada, pode levar à morte em menos de 1 ano.
ANEMIA DE FANCONI
É outro tipo de anemia genética caracterizado pelo tamanho anormal dos glóbulos vermelhos e diminuição dos glóbulos brancos e plaquetas, provocado pela deficiência de vitamina B12. Os sintomas incluem dor na barriga, queda de cabelo, cansaço e feridas na boca, por exemplo.
Como tratar: normalmente o tratamento é iniciado com o uso de corticoides, mas pode ser necessário realizar transfusões de sangue e até transplante de medula, nos casos mais graves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário