Auto-Mutilação: Como lidar?

Ensine essa pessoa a se expressar de outras formas

Pessoas que costumam se cortar, tendem a diminuir a incidência dessa comportamento quando passam a praticar alguma forma de arte:


  • Teatro
  • Desenho
  • Pintura
  • Literatura

Essas atividades fazem com que o indivíduo aprenda outras formas de expressar a sua dor.
A escrita, por ser a mais fácil de praticar e não precisar de exposição é a mais praticada por quem sofre desse transtorno. Orientar a pessoa a ter um diário onde ela possa desabafar e expor os seus sentimentos pode trazer grande alívio.

Escute o que ela tem a dizer

Se alguém se mutila é provável que ela tenha algo a dizer, porém não sabe com e com quem se abrir e se você se dispôs a ajudar, comece a fazer isso simplesmente ouvindo. Porém tenho que lembrar que ouvir não é dar conselhos, não é falar mais que o outro, não é fazer várias perguntas e não é julgar. Ouvir é deixar que o outro fale sobre o que está sentindo.

De modo geral os automutiladores, falam coisas que em muitas vezes parecem incoerentes e sem sentido, mudam de assunto e se emudecem repentinamente, por isso é necessária muita paciência para conversar com eles.

Conheça os conflitos dela

É provável que o auto mutilador possua diversos conflitos e problemas com os quais ela não consiga lidar:


  • Bullying
  • Problema com os pais
  • Questões de identidade
  • Problemas de família

E tantas outras dificuldades que uma pessoa pode ter. Esses problemas podem ser enormes para ela, mas podem ser de soluções fáceis para você. Outros conflitos podem depender da mudança de comportamento de diferentes pessoas, o que pode ser mais difícil resolver. Difícil, mas não impossível.

A possibilidade de essa pessoa ter outros transtornos mentais associados ( depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno de personalidade borderline, esquizofrenia) é grande por isso é importante que um especialista cuide do caso.


LEMBREM-SE: NUNCA DEVE JULGAR UMA PESSOA QUE SE CORTA POIS NUNCA SABEMOS PELO QUE A PESSOA ESTÁ PASSANDO, PROCURE CONVERSAR COM ELA E OFEREÇA AJUDA E UM OMBRO AMIGO PARA QUE ELA POSSA SE ABRIR COM VOCÊ. 
AUTOMUTILADORES PRECISAM DE AJUDA E NÃO DE CRÍTICAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário