Hérnia de Hiato



A hérnia de hiato é uma doença em que uma parte do estômago se projeta para dentro do tórax por meio de uma abertura no diafragma. O diafragma é a camada de músculo que separa o tórax do abdômen. Esse músculo é utilizado na respiração.

CAUSAS


Ainda não estão claras as razões que levam uma pessoa a desenvolver hérnia de hiato, mas cientistas acreditam que este problema possa ser resultado de um tecido enfraquecido, que permite que o estômago inche através do diafragma. Tudo indica que a pressão sobre o estômago possa contribuir para a formação de hérnia de hiato.


O diafragma é um grande músculo em forma de cúpula que separa a caixa torácica do abdômen. Normalmente, o conteúdo do esôfago passa para o estômago por meio de uma abertura no diafragma chamada hiato. As hérnias de hiato ocorrem quando o tecido muscular em torno desta abertura fica fraco, e a parte superior do estômago protrai-se através do diafragma para dentro da cavidade torácica.

FATORES DE RISCO

Hérnia de hiato é mais comum em pessoas acima dos 50 anos de idade e em pessoas com obesidade ou com excesso de peso.

SINTOMAS

As hérnias de hiato pequenas geralmente não causam nenhum sinal ou sintoma. Já as grandes podem causar uma série deles.

  • Azia, que costuma piorar quando a pessoa deita ou se curva para frente
  • Arrotos
  • Dificuldade para engolir
  • Fadiga
  • Dor no peito.
Na verdade, a hérnia de hiato por si só raramente causa sintomas. A dor e o desconforto são normalmente causados pelo refluxo de ácido gástrico, ar ou bile. O refluxo ocorre mais facilmente quando a pessoa tem a hérnia de hiato, embora essa não seja a única causa do refluxo.

DIAGNÓSTICO

A hérnia de hiato é frequentemente descoberta durante um exame de rotina ou procedimento para determinar a causa da azia ou de dor no peito ou dor abdominal. Tais testes ou procedimentos incluem:

  • Raio-X do trato digestivo superior
  • Endoscopia para examinar o interior do trato digestivo.

TRATAMENTO

Os objetivos do tratamento da hérnia de hiato são o alívio dos sintomas e a prevenção de possíveis complicações.

A redução do refluxo de conteúdo estomacal para o esôfago (refluxo gastroesofágico) aliviará a dor. Podem ser prescritos medicamentos para azia, remédios que neutralizem a acidez estomacal, diminuam a produção de ácido ou fortaleçam o esfíncter esofágico inferior (o músculo que impede o ácido de retornar pelo esôfago).

Em alguns casos, a cirurgia talvez seja necessária. A cirurgia é geralmente reservada para situações de emergência e para pessoas que não obtiveram sucesso no tratamento com medicamentos para aliviar a azia e refluxo ácido. Cirurgia de reparação de hérnia hiatal é frequentemente combinada com cirurgia para a doença do refluxo gastroesofágico.

PROGNÓSTICO

Algumas medidas secundárias podem ajudar a reduzir os sintomas da hérnia de hiato, como:

  • Evitar refeições fartas ou pesadas que facilitem a ocorrência de azia ou refluxo
  • Não se deitar ou se curvar imediatamente após uma refeição
  • Perder peso e não fumar
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
  • Não comer logo antes de deitar.

PREVENÇÃO

O controle de alguns fatores de risco podem evitar hérnia de hiato, como manter um peso saudável e evitar a obesidade, não fumar e não beber álcool excessivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário